Proposta metodológica para a concepção de produtos turísticos no destino Cuba

Main Article Content

Sonia Caridad Ruiz Quesada
Graciela María Castellanos Pallerols
Irene Esther Díaz Conde
Ariel Gamez Iglesias

Resumo

Com base na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, aprovada em 2015 pelas Nações Unidas, no Plano de Desenvolvimento do Ministério do Turismo para 2030 e nas Orientações da Política Económica e Social do Partido e da Revolução para o período 2016-2021, que descrevem a projeção do turismo em Cuba com ofertas relacionadas com o valor sociocultural, histórico, ambiental e económico, esta investigação tem como objetivo fazer uma proposta metodológica a fim de conceber produtos turísticos que considerem as dimensões da sustentabilidade. Para alcançar o objetivo proposto, foram estudadas várias abordagens metodológicas para a concepção de produtos turísticos e, como resultado das lacunas detectadas, foi feita uma nova proposta. Desta forma, foi criada uma possibilidade atrativa de ativação económica para o governo e os sectores operacionais, gerando benefícios para as comunidades adjacentes e as suas administrações, bem como proporcionando uma nova alternativa empresarial que permite tirar partido e preservar o património da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ruiz Quesada, S. C., Castellanos Pallerols, G. M., Díaz Conde, I. E., & Gamez Iglesias, A. (2022). Proposta metodológica para a concepção de produtos turísticos no destino Cuba. Cooperativismo Y Desarrollo, 10(3), 631–652. Obtido de https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/475
Secção
Artículos originales
Biografia Autor

Ariel Gamez Iglesias, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Coordinador de la Carrera

Licenciatura en Educación. Economía

Referências

Cardet Fernández, E., Palao Fuentes, R., & González Sainz, Y. (2018). Procedimiento para el diseño de productos turísticos basados en el patrimonio de un municipio. Retos de la Dirección, 12(1). https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/retos/article/view/2203

García Reinoso, N., & Quintero Ichazo, Y. (2018). Producto de sol y playa para el desarrollo turístico del Municipio Trinidad de Cuba. Revista Interamericana de Ambiente y Turismo - RIAT, 14(1), 52-64. https://doi.org/10.4067/S0718-235X2018000100032

Garrido, S. J. (2018). Diseño de productos turísticos. Paraninfo. https://www.paraninfo.es/catalogo/9788428337830/diseno-de-productos-turisticos

Gutiérrez Castillo, O., & Gancedo Gaspar, N. (2019). Una década de desarrollo del turismo en Cuba (1990-2000). Revista Economía y Desarrollo, 131(2), 71-93. http://www.econdesarrollo.uh.cu/index.php/RED/article/view/617

Kotler, P. (2000). Dirección de marketing (10.a ed.). Person Education S.A.

Machado Chaviano, E. L. (2013). Integración y diseño del producto turístico: Aplicado a a Región Central del destino Cuba. GeoGraphos, 4(35), 69-92. https://doi.org/10.14198/GEOGRA2013.4.35

Morais Pena, M., Santos da Silva, E. M., Rizatto Tronchin, D. M., & Melleiro, M. M. (2013). The use of the quality model of Parasuraman, Zeithaml and Berry in health services. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(5), 1235-1240. https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000500030

Onei. (2020). Turismo internacional. Indicadores seleccionados. Enero-diciembre 2019. Oficina Nacional de Estadísticas e Información. http://www.onei.gob.cu/node/14814

Quintero Santos, J. L. (2004). Los impactos económicos, socioculturales y medioambientales del turismo y sus vínculos con el turismo sostenible. Anales del Museo de América, (12), 263-274. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1180522

Ramírez Hernández, O. I. (2019). Propuesta metodológica para la generación de productos turísticos a partir de la comunidad local. Retos, 9(17), 127-143. https://doi.org/10.17163/ret.n17.2019.08

Reyes Vargas, M. V., Ortega Ocaña, Á. F., & Machado Chaviano, E. L. (2017). Modelo para la gestión integrada del turismo comunitario en Ecuador, caso de estudio Pastaza. REVESCO. Revista de Estudios Cooperativos, 123, 250-275. https://doi.org/10.5209/REVE.53242

Ruiz Quesada, S. C. (2014). Metodología para la gestión de la calidad del servicio de recepción de cruceros en el destino Santiago de Cuba [Doctorado en Ciencias Económicas, Universidad de Oriente]. http://www.eduniv.cu/items/show/2709

San Martín Gutiérrez, H. (2006). Estudio de la imagen de destino turístico y el proceso global de satisfacción: Adopción de un enfoque integrador [Doctorado en Economía, Universidad de Cantabria]. En Tesis Doctorales en Red (TDR). https://repositorio.unican.es/xmlui/handle/10902/1176

Sánchez Sosa, S. L., Ramírez Pérez, J. F., & Pérez Hernández, I. (2020). Procedimiento para el diseño de productos agroturísticos. Cooperativismo y Desarrollo, 8(2), 166-182. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/304

Santesmases Mestre, M. A. (2007). Marketing: Conceptos y estrategias (5.a ed.). https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=307075

Urreta Okeranza, E. (2019). UF0083-Diseño de productos y servicios turísticos locales. Paraninfo. https://www.paraninfo.es/catalogo/9788428344401/uf0083-diseno-de-productos-y-servicios-turisticos-locales

Artigos Similares

1 2 3 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.