Sistema de indicadores para avaliar a gestão do treino para a gerência do turismo sustentável

Main Article Content

Tania Vargas Fernández
Brígido García Páez

Resumo

O turismo sustentável é um padrão para as entidades e regiões que promovem sua realização. Entretanto, é necessário que o acréscimo da atividade turística não seja lesivo ao ambiente natural e sócio-cultural dos destinos turísticos, razão pela qual é necessário impulsionar sua sustentabilidade. O objetivo deste trabalho foi projetar um sistema de indicadores em termos de processo, resultados e desempenho que permitisse a avaliação, em nível local, da gestão do treino em termos de turismo sustentável. Foram utilizados diferentes métodos, procedimentos e técnicas de pesquisa para obter o sistema de indicadores proposto. Com a aplicação do sistema de indicadores na localidade de Viñales, Pinar del Río, foi realizada uma avaliação superior à inicial, obtendo-se uma avaliação geral de Aceitável e um avanço nos indicadores econômicos relacionados ao trabalho vivo como expressão do desenvolvimento de competências para o turismo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Vargas Fernández, T., & García Páez, B. (2022). Sistema de indicadores para avaliar a gestão do treino para a gerência do turismo sustentável. Cooperativismo Y Desarrollo, 10(2), 261–286. Obtido de https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/518
Secção
Artículos originales

Referências

Alcívar Vera, I. I., & Bravo Acosta, O. M. (2017). Turismo sostenible: Una alternativa de desarrollo comunitario desde un componente cultural. Espirales Revista Multidisciplinaria de investigación, 1(9). https://doi.org/10.31876/re.v1i9.114

Álvarez Benítez, M. M., & Asensio Muñoz, I. I. (2020). Evidencias de validez de una medida de competencias genéricas. Educación XX1, 23(2), 337-366. https://doi.org/10.5944/educxx1.25896

Carrizosa Prieto, E. (2019). Las competencias transversales para la empleabilidad y su integración en la educación universitaria. Relaciones Laborales y Derecho del Empleo, 7(1), 83-112. http://ejcls.adapt.it/index.php/rlde_adapt/article/view/655

Castro Alfaro, A., & Marrugo Salas, L. (2018). Turismo sostenible: Caso de gestión de la responsabilidad ambiental en un establecimiento hotelero en Cartagena. Saber, Ciencia y Libertad, 13(2), 163-175. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2018v13n2.4631

Condor Bermeo, V. (2018). Turismo y desarrollo sostenible. Fundamentación teórica para la construcción de un modelo de desarrollo turístico. Universidad y Sociedad, 10(2), 47-52. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/822

Cuesta Santos, A. (2018). Manual para la evaluación del desempeño laboral. Macro. https://editorialmacro.com/wp-content/uploads/2021/02/9786123045531.pdf

Guerra Castillo, S. (2021). Metodología para evaluar el impacto de la capacitación en las empresas cubanas. Universidad y Sociedad, 13(6), 237-249. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2388

Juárez Martínez, A., & González Fernández, M. O. (2018). La construcción de las competencias genéricas en el nivel superior. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, (enero). http://www.eumed.net/rev/atlante/2018/01/competencias-genericas.html

Lalangui, J., Espinoza Carrión, C. del R., & Pérez Espinoza, M. J. (2017). Turismo sostenible, un aporte a la responsabilidad social empresarial: Sus inicios, características y desarrollo. Revista Universidad y Sociedad, 9(1), 148-153. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/498

López Boudet, R., Reyes Vidal, Y., & Molina Alvarez, A. T. (2017). Evaluación del impacto de la capacitación en directivos de instalaciones turísticas. Ciencia, Docencia y Tecnología, 28(54), 130-149. http://www.pcient.uner.edu.ar/cdyt/article/view/188

Mirabal Patterson, A. (2006). La capacitación de los actores locales y el desarrollo local. En A. M. Guzón Camporredondo (Ed.), Desarrollo local en Cuba: Retos y perspectivas (pp. 175-183). Academia.

Muñoz Carine, L. U., & Rodríguez Piña, R. A. (2017). Modelo para la medición del impacto de capacitación en instalaciones turísticas. Ciencias Holguín, 23(3), 49-64. http://www.ciencias.holguin.cu/index.php/cienciasholguin/article/view/1041

Novo, M. (2009). La educación ambiental, una genuina educación para el desarrollo sostenible. Revista de educación, (extraordinario), 195-217. https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2009/re2009/re2009-9.html

Pimentel de Oliveira Santos, D. (2018). La educación en base a la gobernanza: Otra dimensión del desarrollo y del desarrollo turístico sostenible. RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo, 8(1), 142-166. https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/4149

Proaño Ponce, W. P., Ramírez Pérez, J. F., & Pérez Hernández, I. (2018). Evaluación del turismo sostenible a partir de criterio de expertos en las costas de Manabí, Ecuador. Avances, 21(1), 59-78. http://www.ciget.pinar.cu/ojs/index.php/publicaciones/article/view/417

Pugh, G., & Lozano Rodríguez, A. (2019). El desarrollo de competencias genéricas en la educación técnica de nivel superior: Un estudio de caso. Calidad en la Educación, (50), 143-179. https://doi.org/10.31619/caledu.n50.725

Ramón Pineda, M. Á., Lalangui Pereira, J. H., Guachichullca Ordóñez, L. A., & Espinoza Freire, E. E. (2019). Competencias específicas del profesional de trabajo social en el contexto educativo ecuatoriano. Revista Conrado, 15(66), 219-229. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/902

Stable Rodríguez, Y., & Núñez García, L. de la C. (2021). Metodología para la evaluación del impacto de la capacitación en organizaciones de información científica tecnológica. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 32(2). http://www.rcics.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1606

Vargas Fernández, T., & Cuesta Santos, A. (2018). Las competencias para el turismo sostenible. Su determinación empírica. Ingeniería Industrial, 39(3), 226-236. https://rii.cujae.edu.cu/index.php/revistaind/article/view/790

Vélez Bedoya, Á. R., Delgado Vélez, L. D., & Sánchez Torres, W. C. (2018). Análisis prospectivo de las competencias genéricas Tuning-Alfa en la ciudad de Medellín al 2032. El Ágora USB, 18(1), 131-152. https://doi.org/10.21500/16578031.3446

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.