Estratégia digital para potenciar a gestão comercial das cooperativas agrícolas cubanas

Main Article Content

Rudibel Perdigón Llanes

Resumo

As cooperativas agrícolas desempenham um papel significativo na produção e distribuição de alimentos em Cuba. Este estudo identificou deficiências relacionadas com a implementação dos processos de gestão empresarial destas organizações que afetam o seu desempenho económico. Embora existam vários estudos que visam aumentar a eficiência dos sistemas de marketing das cooperativas cubanas, faltam estudos sobre a aplicação das tecnologias digitais nas relações comerciais destas organizações. Esta pesquisa visa desenvolver uma estratégia para ajudar a fortalecer a gestão comercial das cooperativas agrícolas cubanas através do uso de tecnologias digitais. Métodos analítico-sintéticos, histórico-lógicos e de modelagem foram utilizados como métodos científicos. A estratégia proposta baseia-se no uso do comércio social através da rede social Facebook. A aplicação desta estratégia permitirá ampliar a comercialização, as relações de mercado, a inovação tecnológica e a competitividade das cooperativas agrícolas cubanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Perdigón Llanes, R. (2020). Estratégia digital para potenciar a gestão comercial das cooperativas agrícolas cubanas. Cooperativismo Y Desarrollo, 8(1), 33–44. Obtido de https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/286
Secção
Artículos originales

Referências

Arias Salazar, C. (2018). La comercialización de productos agrícolas. Retos y perspectivas. Redel. Revista granmense de Desarrollo Local, 2(3), 136-147. https://revistas.udg.co.cu/index.php/redel/article/view/122

Carvalho, C. de O. (2015). O e-commerce como instrumento de comercialização para os produtos da agricultura familiar brasileira: O caso do Programa Rede Brasil Rural [Doctorado en Administración] Universidade Federal de Lavras. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10510

Fernández Lorenzo, A., & Contreras Dí, Y. de L. (2016). Procedimiento para el perfeccionamiento del Sistema de Comercialización en las Cooperativas de Producción Agropecuaria de la provincia Pinar del Río. Cooperativismo y Desarrollo, 4(1), 1-11. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/111

García Álvarez, A., & González Águila, R. (2016). Mercados agropecuarios en Cuba: Evolución, análisis y mejora. Economía y Desarrollo, 156(1), 200-218. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=425547537014

Jordán Pantoja, A., & Téllez Villardi, K. L. (2019). Entorno legal de la comercialización de productos agropecuarios. Redel. Revista granmense de Desarrollo Local, 3(2), 60-71. https://revistas.udg.co.cu/index.php/redel/article/view/769

Martey, E., Etwire, P. M., Wiredu, A. N., & Ahiabor, B. D. K. (2017). Establishing the link between market orientation and agricultural commercialization: Empirical evidence from Northern Ghana. Food Security, 9(4), 849-866. https://doi.org/10.1007/s12571-017-0688-9

Matt, C., Hess, T., & Benlian, A. (2015). Digital Transformation Strategies. Business & Information Systems Engineering, 57(5), 339-343. https://doi.org/10.1007/s12599-015-0401-5

Nikolaou, K., Anastasiadis, F., Tsakiridou, E., & Mattas, K. (2018). Exploring-Valuing Alternative Distribution Channels: A Systematic Literature Review of the Agrifood Sector. En Sustainable Agriculture and Food Security (pp. 63-84). Springer International Publishing. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-77122-9_5

Nova González, A., Prego Regalado, J. C., & Robaina Echevarría, L. (2018). La Intercooperación entre Cooperativas Agrícolas. En la actualización del Modelo Económico Cubano. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 6(3), a15. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2308-01322018000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es

ONEI. (2018). Anuario Estadístico de Cuba 2017. Agricultura, Ganadería, Silvicultura y Pesca. Edición 2018. Oficina Nacional de Estadística e Información. http://www.one.cu/aec2017/09 Agricultura Ganaderia Silvicultura Pesca.pdf

ONEI. (2019a). Organización Institucional. Principales entidades. Oficina Nacional de Estadística e Información. http://www.one.cu/ryc/organizacioninstitucional/OrgInst_1909.pdf

ONEI. (2019b). Ventas de Productos Agropecuarios. Indicadores Seleccionados. Oficina Nacional de Estadística e Información. http://www.one.cu/publicaciones/05agropecuario/ventasmercadoagrop/public_dic18.pdf

Padrón Carmona, L. (2015). La orientación al marketing como vía para fortalecer la gestión comercial de la empresa cooperativa. Cooperativismo y Desarrollo, 3(2), 160-167. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/106

Perdigón Llanes, R., Viltres Sala, H., & Madrigal Leiva, I. R. (2018). Estrategias de comercio electrónico y marketing digital para pequeñas y medianas empresas. Revista Cubana de Ciencias Informáticas, 12(3), 192-208. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2227-18992018000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Ponce Andrade, J. E. (2017). La gestión comercial y su influencia en el crecimiento de las PYMES hoteleras de Manabí. ECA Sinergia, 8(2), 54-68. https://doi.org/10.33936/eca_sinergia.v8i2.865

Prego Regalado, J. C., & Ugalde Crespo, L. (2015). Las Cooperativas de Segundo Grado en el Sistema Agroalimentario Cubano y el papel del Marketing de Relación. Cooperativismo y Desarrollo, 3(2), 134-145. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/98

Rizo Mustelier, M., Villa Tabares, B., Vuelta Lorenzo, D. R., & Vargas Batis, B. (2017). Estrategias de comercialización para la gestión de ventas en el Mercado Agropecuario Estatal Ferreiro de Santiago de Cuba. Ciencia en su PC, 4, 91-102. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181353794007

Sánchez Mojica, K. Y., Herrera Rubio, J. E., Martínez Parada, M., & Pérez Domínguez, L. A. (2018). Aplicación móvil como estrategia para la comercialización de productos agropecuarios. Respuestas, 23(1), 52-59. https://doi.org/10.22463/0122820X.1335

Suárez Castellá, M., Hernández Pérez, G., Roche Hernández, C., Freire Seijo, M., Alonso Amaro, O., & Campos Gómez, M. (2016). Cadenas de valor de productos agropecuarios en seis municipios de Cuba. I. Metodología para su diseño. Pastos y Forrajes, 39(1), 56-63. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0864-03942016000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Tello Pérez, P. E., & Pineda González, L. F. (2017). Análisis del comercio electrónico en Ecuador [Maestría en Administración de negocios]. Universidad Internacional del Ecuador. https://repositorio.uide.edu.ec/handle/37000/2476