Qualidade percebida em hotéis urbanos: um instrumento para a sua avaliação

Main Article Content

Marie López Cruz
Yanlis Rodríguez Veiguela
Roberto Carmelo Pons García
Jensy Tanda Díaz

Resumo

O turismo urbano tem experimentado um crescimento nos últimos anos. Neste sentido, os hotéis urbanos têm características distintivas condicionadas pelas motivações do turista urbano, sendo a cultura e a identidade elementos importantes a considerar. Com base nisto, a investigação visa: conceber um instrumento para avaliar a qualidade percebida dos hotéis da cidade. É desenvolvido um estudo de tipo exploratório e descritivo, para o qual é utilizada uma metodologia qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados estão: a revisão bibliográfica das metodologias para avaliar a qualidade percebida dos hotéis urbanos, a determinação das dimensões e atributos da qualidade percebida que influenciam a satisfação do cliente nestes hotéis e a concepção de um instrumento de avaliação da qualidade percebida dos hotéis urbanos. Os resultados obtidos foram analisados e interpretados e a validade e fiabilidade do instrumento foi verificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
López Cruz, M., Rodríguez Veiguela, Y., Pons García, R. C., & Tanda Díaz, J. (2020). Qualidade percebida em hotéis urbanos: um instrumento para a sua avaliação. Cooperativismo Y Desarrollo, 8(3), 552–568. Obtido de https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/321
Secção
Artículos originales
Biografias Autor

Marie López Cruz, Universidad de Matanzas "Camilo Cienfuegos"

Profesora instructora de la Universidad de Matanzas, MsC Administraci'on de Empresas.

Yanlis Rodríguez Veiguela, Universidad de Matanzas "Camilo Cienfuegos"

Profesora Auxiliar del Departamento de Economía, Decana de la Facultad de Ciencias Empresariales, MsC en Administración de Empreasas, DrC.

Referências

Aznar, J. P., Bagur, L., & Rocafort, A. (2016). Impacto de la calidad del servicio en la competitividad y rentabilidad: El sector hotelero en la costa catalana. Intangible Capital, 12(1), 147-166. https://doi.org/10.3926/ic.693

Cronin Jr., J. J., & Taylor, S. A. (1992). Measuring Service Quality: A Reexamination and Extension: Journal of Marketing, 56(3), 55-68. https://doi.org/10.1177/002224299205600304

Díaz González, Y., & Pons García, R. C. (2009). Modelización y procedimiento de evaluación de la calidad de servicio percibida en empresas cubanas de servicios. Observatorio de la Economía Latinoamericana, (122). https://www.eumed.net/cursecon/ecolat/cu/2009/dgpg.htm

Falces Delgado, C., Díez, B. S., Becerra Grande, A., & Briñol Turnes, P. (1999). Hotelqual: Una escala para medir la calidad percibida en servicios de alojamiento. Estudios Turísticos, (139), 95-110. https://turismo.janium.net/janium/Objetos/REVISTAS_ESTUDIOS_TURISTICOS /105186.pdf

Gadotti dos Anjos, S. J., & França de Abreu, A. (2009). La medición de la calidad de servicio: Una aplicación en empresas hoteleras. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 18(2), 175-186. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2879656

González Arias, M., Gómez Figueroa, O., & Frías Jiménez, A. (2016). Análisis de la calidad percibida por el cliente en la actividad hotelera. Ingeniería Industrial, 37(3), 253-265. https://rii.cujae.edu.cu/index.php/revistaind/article/view/698

Hiernaux Nicolas, D., & González Gómez, C. I. (2015). Patrimonio y turismo en centros históricos de ciudades medias. ¿Imaginarios encontrados? URBS. Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, 5(2), 111-125-125. http://www2.ual.es/urbs/index.php/urbs/article/view/hiernaux_gonzalez

López Fernández, M. C., & Serrano Bedia, A. M. (2001). Dimensiones y medición de la calidad de servicio en empresas hoteleras. Revista Colombiana de Marketing, 2(3), 1-13. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10900303

Millán Vásquez de la Torre, M. G., Hidalgo, L. A., & Arjona Fuentes, J. M. (2015). El oleoturismo: Una alternativa para preservar los paisajes del olivar y promover el desarrollo rural y regional de Andalucía (España). Revista de Geografía Norte Grande, (60), 195-214. https://doi.org/10.4067/S0718-34022015000100011

Monsalve Castro, C., & Hernández Rueda, S. I. (2015). Gestión de la calidad del servicio en la hotelería como elemento clave en el desarrollo de destinos turísticos sostenibles: Caso Bucaramanga. Revista Escuela de Administración de Negocios, (78), 160-173. https://journal.universidadean.edu.co/index.php/Revista/article/view/1196

Mora Pisco, L. L., & Duran Vasco, M. E. (2017). Elementos básicos sobre la gestión de calidad en turismo. Dominio de las Ciencias, 3(1), 163-176. https://doi.org/10.23857/dc.v3i1.381

Olorunniwo, F., Hsu, M. K., & Udo, G. J. (2006). Service quality, customer satisfaction, and behavioral intentions in the service factory. Journal of Services Marketing, 20(1), 59-72. https://doi.org/10.1108/08876040610646581

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research: Journal of Marketing, 49(4), 41-50. https://doi.org/10.1177/002224298504900403

Parra Ferié, C., Rhea González, B. S., & Gómez Román, C. E. (2019). Procedimiento metodológico para el estudio de procesos servuctivos de restauración. Contaduría y Administración, 64(1), 1-24. https://doi.org/10.22201/fca.24488410e.2018.1405

Rodríguez Veiguela, Y. (2016). Determinación del posicionamiento deseado en ciudades cubanas: Caso ciudad de Matanzas [Doctorado en Ciencias Económicas, Universidad de Matanzas]. http://cict.umcc.cu/repositorio/tesis/Tesis%20de%20Doctorado /Ciencias%20Econ%C3%B3micas/2016/DETERMINACI%C3%93N%20DEL%20POSICIONAMIENTO%20DESEADO%20EN%20CIUDADES%20CUBANAS%20CASO%20CIUDAD%20DE%20MATANZAS.%28YANLIS%20RODR%C3%8DGUEZ%20VEIGUELA%29.pdf

Rogel Villacis, J. L. (2018). La calidad del servicio y satisfacción del cliente: Binomio clave en agencias de viajes en Ecuador. Memoralia, (15), 129-139. http://revistas.unellez.edu.ve/index.php/rmemoralia/article/view/777

Sierra Parada, M., Madriz Rodríguez, D., & Castillo Pedraza, M. (2018). Sistema de gestión de la productividad del sector servicio en el municipio San Cristóbal del estado Táchira, Venezuela. CIENCIA UNEMI, 11(26), 63-78. https://doi.org/10.29076/issn.2528-7737vol11iss26.2018pp63-78p

Soto Espejo, S., & Villena Andrade, T. D. (2020). Calidad percibida en los hoteles de tres estrellas utilizando el modelo Hotelqual en la ciudad de Huánuco-2018. Revista San Gregorio, (38), 27-37. http://revista.sangregorio.edu.ec/index.php/REVISTASANGREGORIO/article/view/1195

Vanegas López, J. G., Restrepo Morales, J. A., Barros Iglesias, G. A., & Agudelo Moreno, G. (2018). Service quality in Medellin hotels using perceptual maps. Cuadernos de Administración, 34(60), 30-45. https://www.redalyc.org/jatsRepo/2250/225057030004/index.html

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)