Competências genéricas dos profissionais universitários priorizadas pelo setor laboral: estudo de referência
Main Article Content
Resumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o caminho percorrido desde o reconhecimento das competências genéricas como entidade independente, dada a sua transversalidade a qualquer área do conhecimento, das competências específicas a desenvolver por um profissional, estabelecendo a distinção de aquelas que os empregadores preferem na seleção de pessoal, por isso tem como objetivo socializar um estudo teórico sobre as competências genéricas que o setor trabalhista prioriza nos profissionais universitários que recebe. Para isso, foram utilizados métodos teóricos de pesquisa, como revisão bibliográfica, histórico-lógico, análise-síntese e indução-dedução, além de métodos empíricos, como análise documental, em conjunto com o gerenciador de código aberto JabRef, multiplataforma que opera sob o Formato BibText. Foram utilizados como instrumentos o guia de revisão bibliográfica e o guia de análise documental. Os principais resultados indicam que o domínio de competências genéricas pelos jovens profissionais que entram no mercado de trabalho é insuficiente, especialmente em nações com menos recursos. Conclui-se que é fundamental conseguir a inter-relação entre empregadores e academia para determinar as competências genéricas exigidas por cada setor e forma de propriedade, a fim de formar os profissionais necessários para o futuro imediato.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Álvarez Benítez, M. M., & Asensio Muñoz, I. I. (2020). Evidencias de validez de una medida de competencias genéricas. Educación XX1, 23(2), 337-366. https://doi.org/10.5944/educxx1.25896
Araya Pizarro, S. C. (2019). Competencias genéricas de los estudiantes de Auditoría requeridas por las Big Four en Chile. Cuadernos de Contabilidad, 20(49). https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc20-49.cgea
Cotronei Baird, V. S. (2020). Academic hindrances in the integration of employability skills development in teaching and assessment practice. Higher Education, 79(2), 203-223. https://doi.org/10.1007/s10734-019-00405-4
Crespí, P. (2020). How higher education can develop generic competences? IJAEDU International E-Journal of Advances in Education, 6(16), 23-29. http://ijaedu.ocerintjournals.org/en/pub/ijaedu/issue/56446/788225
Crespí, P., & García Ramos, J. M. (2021). Competencias genéricas en la universidad. Evaluación de un programa formativo. Educación XX1, 24(1), 297-327. https://doi.org/10.5944/educxx1.26846
Gómez Gamero, M. E. (2019). Las habilidades blandas competencias para el nuevo milenio. DIVULGARE Boletín Científico de la Escuela Superior de Actopan, 6(11). https://doi.org/10.29057/esa.v6i11.3760
Hammer, K., Ripper, J., & Schenk, T. (2014). Guía de orientación profesional coordinada. Fundación Bertelsmann. https://www.fundacionbertelsmann.org/publicaciones/guia-de-orientacion-profesional-coordinada/
Jacob Taquet, I. (2017). Desarrollo de competencias genéricas en los estudios de Ingeniería Informática: ¿qué está pasando? Actas de las Jornadas sobre la Enseñanza Universitaria de la Informática (JENUI), 2, 87-93. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8463963
Lagunes Domínguez, A., Tafur Jiménez, L. A., & Giraldo Ocampo, J. D. (2017). Propuesta de Flipped Classroom para el desarrollo de las competencias genéricas en estudiantes de ingeniería. Ingenierías USBMed, 8(1), 43-48. https://doi.org/10.21500/20275846.2762
Navarro Saldaña, G., Rubio Aguilar, V., Lavado Huarcaya, S., Minnicelli, A., & Acuña, J. (2017). Razones y propósitos para incorporar la responsabilidad social en la formación de personas y en organizaciones de Latinoamérica. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 11(2), 51-72. https://doi.org/10.4067/S0718-73782017000200005
OECD. (2019). The Survey of Adult Skills: Reader's Companion (3.a ed.). Organisation for Economic Co-operation and Development. https://doi.org/10.1787/f70238c7-en
Pugh, G., & Lozano Rodríguez, A. (2019). El desarrollo de competencias genéricas en la educación técnica de nivel superior: Un estudio de caso. Calidad en la Educación, (50), 143-179. https://doi.org/10.31619/caledu.n50.725
Quezada, M. E., Vega Valero, C. Z., & Nava Quiroz, C. (2021). Evaluación de las competencias genéricas del comportamiento emprendedor. Retos, 11(22), 301-314. https://doi.org/10.17163/ret.n22.2021.07
RAE. (2020). Competencia. En «Diccionario de la lengua española» - Edición del Tricentenario. Real Academia Española. https://dle.rae.es/competencia
Real Beltrán, A. C. (2022). Las competencias genéricas más relevantes en el contexto laboral mexicano. En Experiencias innovadoras y desarrollo de competencias docentes en educación ante el horizonte 2030 (pp. 874-899). Dykinson. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8553630
Rieckmann, M. (2012). Future-oriented higher education: Which key competencies should be fostered through university teaching and learning? Futures, 44(2), 127-135. https://doi.org/10.1016/j.futures.2011.09.005
Rodríguez San Miguel, M. C., Carmen Moreno Carrera, E. A., Wong Baquero, F. D. M. I., & Hurtado Aspiros, A. G. (2022). Niveles de las competencias genéricas en la enseñanza de Biología. Alpha Centauri, 3(3), 153-157. https://doi.org/10.47422/ac.v3i3.106
Sierra Alonso, I., Pérez Quintanilla, D., & Ballesteros, R. (2011). Desarrollo-evaluación de competencias genéricas en los estudiantes universitarios: Un estudio basado en los títulos de grado de las ramas científica y tecnológica. Dykinson. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=703064
Tuning América Latina. (2007). Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe Final -Proyecto Tuning- América Latina 2004-2007. Universidad de Deusto. http://tuningacademy.org/wp-content/uploads/2014/02/TuningLAIII_Final-Report_SP.pdf
Wiek, A., Withycombe, L., & Redman, C. L. (2011). Key competencies in sustainability: A reference framework for academic program development. Sustainability Science, 6(2), 203-218. https://doi.org/10.1007/s11625-011-0132-6