A gestão turística integrada dos recursos naturais, culturais e históricos do município de Manatí, Cuba
Main Article Content
Resumo
A dinâmica turística contemporânea exige a gestão integrada dos recursos de forma a satisfazer as necessidades sociais, econômicas e estéticas, respeitando simultaneamente a integridade cultural local, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas que sustentam a vida. O objetivo da investigação foi conceber um produto turístico a partir da gestão integrada de recursos naturais, culturais e históricos no município de Manatí, no destino Las Tunas. Para o seu desenvolvimento, foram utilizados os métodos: Analítico-sintético, Indutivo-dedutivo, Sistêmico-estrutural funcional, Observação, Entrevista e Avaliação por especialistas. Como resultado, foi concebido um produto turístico integrado, denominado "Manatí, an unique experience", orientado para o mercado canadiano e para a comercialização dos atrativos naturais, culturais e históricos que não foram valorizados atualmente no município de Manatí, o que contribui para o desenvolvimento local e para fortalecer a gestão turística do destino Las Tunas no oriente cubano. A avaliação do produto realizada por especialistas revelou que o produto é pertinente e de grande valor.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Ashworth, G. J., & Tunbridge, J. E. (2000). The Tourist-Historic City. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780080519470
Ávila Hernández, J. R., Cruz Aguilera, N., Díaz Pompa, F., Sarmiento Sintes, Y. M., & Ramos Giral, G. V. (2021). Manatí: Un paraíso por descubrir. RECUS. Revista Electrónica Cooperación Universidad Sociedad, 6(3), 52. https://doi.org/10.33936/recus.v6i3.3376
Cardet Fernández, E., Palao Fuentes, R., & González, Y. (2018). Procedimiento para el diseño de productos turísticos basados en el patrimonio de un municipio. Retos de la Dirección, 12(1), 1-16. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2306-91552018000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Fernandes, F. (2019). Turistificação e as dinâmicas da hospitalidade: O caso de Lisboa. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17(6), 1179-1189. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.081
García Reinoso, N., & Quintero Ichazo, Y. (2018). Producto de sol y playa para el desarrollo turístico del Municipio Trinidad de Cuba. Revista Interamericana de Ambiente y Turismo - RIAT, 14(1), 52-64. https://riat.utalca.cl/index.php/test/article/view/441
Gómez Ceballos, G. (2014). Procedimiento metodológico de diseño de productos turísticos para facilitar nuevos emprendimientos. Retos. Revista de Ciencias de la Administración y Economía, 4(8), 157-172. https://doi.org/10.17163/ret.n8.2014.08
Lozano Zamora, A. (2017). Batey Manatí: Entre el pasado y el presente. Batey: una revista cubana de Antropología Social, 9(9), 49-57. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5825815
Mintur. (2020). Estrategia económico-social para el impulso de la economía y el enfrentamiento a la crisis mundial provocada por la COVID-19. Ministerio del Turismo. https://www.mep.gob.cu/es/node/344
OMT. (1998). Introducción al turismo. Organización Mundial del Turismo. https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284402694
Perú. (2014). Manual para la planificación de productos turísticos. Programa de Cooperación al Desarrollo Económico | Secretaría de Estado para Asuntos Económicos SECO | Embajada de Suiza en Perú. https://www.cooperacionsuiza.pe/publicacion/manual-para-la-planificacion-de-productos-turisticos/
Ramírez Hernández, O. I. (2019). Propuesta metodológica para la generación de productos turísticos a partir de la comunidad local. Retos. Revista de Ciencias de la Administración y Economía, 9(17), 127-143. https://doi.org/10.17163/ret.n17.2019.08
Ramírez Sánchez, M., & Rodríguez Marín, F. J. (2020). Cementerios patrimoniales y turismo: Una visión multidisciplinar. Síntesis. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=776566
Reyes Vargas, M. V., Ortega Ocaña, Á. F., & Machado Chaviano, E. L. (2016). Modelo para la gestión integrada del turismo comunitario en Ecuador, caso de estudio Pastaza. REVESCO. Revista de Estudios Cooperativos, 123, 250-275. https://doi.org/10.5209/REVE.53242
Saravia, M. del C., & Muro, M. N. (2016). Productos turísticos: Metodología para su elaboración. Revista de Ciencias Sociales, 8(29), 53-78. http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/1647