Metodologia para o desenvolvimento de competências essenciais de gestão desde a educação turística

Main Article Content

Jimmy Eduardo Ascón Villa
Máryuri García González

Resumo

O desenvolvimento das competências essenciais de gestão através dos processos de desenvolvimento promovidos pelos diretivos das instituições do Ensino Superior ligadas à formação de gestores das atividades do turismo, as viagens e as atividades hoteleiras, é um desafio, pois na atualidade as metodologias estabelecidas neste respeito são deficientes. Por conseguinte, é necessário propor as bases teórico-metodológicas, bem como a definição de componentes metodológicas e orçamentos para a sua melhoria contínua no ensino superior. Portanto, este documento está orientado para a concepção de uma metodologia para o desenvolvimento de competências essenciais de gestão da educação turística, utilizando diferentes ferramentas entre as quais se destacam jornadas e questionários. O diagnóstico estratégico da situação atual destes gestores e a sua influência sobre os futuros gestores da atividade no sector e na academia permitiu identificar as variáveis que condicionam o desenho, bem como as regularidades do mesmo. É então proposta, uma metodologia para o desenvolvimento de competências essenciais de gestão, baseada em três componentes e quatro fases fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ascón Villa, J. E., & García González, M. (2021). Metodologia para o desenvolvimento de competências essenciais de gestão desde a educação turística. Cooperativismo Y Desarrollo, 9(1), 116–136. Obtido de https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/384
Secção
Artículos originales

Referências

Agolla, J. E., & Van Lill, J. B. (2013). Public Sector Innovation Drivers: A Process Model. Journal of Social Sciences, 34(2), 165-176. https://doi.org/10.1080/09718923.2013.11893128

Ascón Villa, J. E., & García González, M. (2018). Habilidades directivas. Estrategias de formación turística en la Universidad de La Habana. Explorador Digital, 2(1), 45-56. https://doi.org/10.33262/exploradordigital.v2i1.326

Ascón Villa, J. E., García González, M., & Pedraza Dubernal, C. I. (2018). Las habilidades directivas en las instituciones de educación superior. Diseño estratégico con enfoque de liderazgo. Revista Científica Ecociencia, 5(2). https://doi.org/10.21855/ecociencia.52.61

Camacho Monar, M. A., García González, M., & Pell del Río, S. (2020). Potencialidades de una metodología para el desarrollo de la competencia profesional ambiental en la carrera Ingeniería Civil. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3). http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/402

Cobo, C. (2012). Competencias para empresarios emprendedores: Contexto europeo (Proyecto Avanza). Fundación Omar Dengo - IDRC - OIT/CINTERFOR. https://www.oitcinterfor.org/node/6011

Codina Jiménez, A. (2016). Habilidades directivas. Anales de la Academia de Ciencias de Cuba, 6(3). http://www.revistaccuba.cu/index.php/revacc/article/view/603

Fernández Sotelo, A. (2011). Obtención de una metodología, como resultado científico, en investigaciones sobre dirección. Saber, Ciencia y Libertad, 6(1), 119-126. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2011v6n1.1766

Galarza López, J., & Almuiñas Rivero, J. L. (2018). La gestión de la calidad y el enfoque estratégico de la gestión. Un vínculo inseparable para interpretar la universidad actual. Estrategia y Gestión Universitaria, 6(1), 143-154. http://revistas.unica.cu/index.php/regu/article/view/1196

García González, M., Ortiz Cárdenas, T., González Pérez, M., García Rodríguez, A., & Martínez López, Y. (2014). Apuntes para una metodología de formación de competencias generales de dirección en estudiantes de Ingeniería. Revista Referencia Pedagógica, 2(2), 138-151. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/58

Guzmán Mirás, Y. (2017). Metodología para la determinación de competencias de gestión del profesor principal del año académico en las instituciones de educación superior cubanas [Doctorado en Ciencias de la Educación, Universidad de La Habana]. http://eduniv.reduniv.edu.cu/index.php?page=13&id=37&db=1

ISO. (2015). Sistemas de gestión de la calidadFundamentos y vocabulario (ISO 9000:2015). Organización Internacional de Normalización. https://www.iso.org/obp/ui/es/#iso:std:iso:9000:ed-4:v1:es

Katz, R. L. (1974). Skills of an Effective Administrator. Harvard Business Review Press.

Loyola Illescas, E., & Tristá Pérez, B. (2017). El directivo en la universidad contemporánea. Un enfoque de competencias. Revista Cubana de Educación Superior, 36(1), 4-14. http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/150

Tejada Fernández, J., & Ruiz Bueno, C. (2016). Evaluación de competencias profesionales en educación superior: Retos e implicaciones. Educación XX1, 19(1), 17-38. https://doi.org/10.5944/educxx1.12175